SBEM-RJ alerta sobre necessidade de registro do endocrinologista no CFM

//SBEM-RJ alerta sobre necessidade de registro do endocrinologista no CFM

SBEM-RJ alerta sobre necessidade de registro do endocrinologista no CFM

A SBEM-RJ explica que o médico precisa registrar seu título no Conselho Federal de Medicina e obter o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em endocrinologia.  “É vedado ao médico anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina.” Essa é só uma das orientações do Código de Ética Médica Resolução CFM 1.931/2009 referente à divulgação de especialidade ou área de atuação.

VEJA SE O SEU MÉDICO TEM RQE

A Sociedade brasileira de endocrinologia e Metabologia (SBEM-RJ) alerta a população do Rio de Janeiro para a importância de serem atendidos por endocrinologistas com título de especialista registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM). Somente médicos que fizeram Residência Médica ou Pós-Graduação podem se intitular especialistas.  No caso de pós-graduados, é necessário fazer ainda a Prova de Título de Especialista realizada pela sociedade de especialidade e com a chancela da Associação Médica Brasileira (AMB).

A presidente do Comitê de Ética da SBEM-RJ, Maitê Chimeno, destaca que essa é uma informação importante não só para o médico, mas também para a população. A endocrinologista informa que divulgar a especialidade sem ser especialista é falta ética grave. Por isso, alguns pontos sobre o assunto foram discutidos e reforçados na revisão do Código de Ética Médica, na Conferência Nacional de Ética Médica (CONEM), realizada em abril deste ano. “É dever do médico cuidar e zelar pela saúde do paciente. Por isso, especializações precisam estar seguidas de capacitação do médico para que não resultem em procedimentos que custem a vida do paciente.”

Segundo Maitê Chimeno, basta uma pesquisa simples no Google com o nome do médico e CRM/CFM, que será encaminhado para o site do Cremerj, na c onde está a informação.

A população também pode denunciar qualquer suspeita de exercício ilegal da medicina por um profissional que se intitule como endocrinologista, sem ter a habilitação para atividade, através do e-mail contato@sbemrj.org.br.

2019-01-30T19:22:59+00:00

SBEM-RJ

Rua Humaitá, 85 / sala 501- Humaitá - CEP: 22261-000

Phone: (21) 2527-1487

Web: https://sbemrj.org.br

Sobre a SBEM-RJ: A História | Diretoria | Estatutos | Relatórios
Informações Úteis: Para o público | Para o profissional | Outras Regionais | Imprensa
Agenda | Notícias | Fale Conosco | Área do associado