Os cuidados do diabético antes de viajar

/, Público, Público/Os cuidados do diabético antes de viajar

Os cuidados do diabético antes de viajar

A presidente da SBEM-RJ, Flávia Conceição, foi uma das convidadas do programa ‘Sem Censura’, da TV Brasil, no dia 4 de julho.  A endocrinologista falou sobre os ‘Cuidados do diabético antes de viajar’, e deu dicas sobre o que levar na bolsa para uma viagem fora do país.

Dra Flávia Conceição com os outros convidados do programa ‘Sem Censura’.

A insulina não deve ser guardada na mala, mas na  cabine do avião.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-regional RJ, a primeira preocupação que todo paciente deve ter é de levar sempre uma identificação dizendo ser portador de diabetes. Além deste cuidado, é importante ter uma receita com os seus medicamentos e insumos e um contato, que pode ser um parente ou amigo próximo ou mesmo do endocrinologista.

Caso a viagem seja para o exterior, não se esqueça de levar seus medicamentos em quantidade maior do que a necessária para o período, pois na maioria dos países não é possível comprar medicamentos sem prescrição de um médico local. No caso da insulina, ela não pode ser colocada na mala e sim levada na cabine do avião. A temperatura onde a mala é transportada pode deteriorar a insulina. “Outro cuidado importante, peça ao seu endocrinologista um relatório sobre o seu estado de saúde e esclareça como deve proceder no caso de mudança de fuso horário”

No caso de viagens de carro, a endocrinologista informa que é fundamental fazer um teste de glicemia antes de sair de casa para saber como está seu nível de glicose no sangue. “É aconselhável parar a cada três ou quatro horas ou quando suspeitar de hipoglicemia. Aproveite para dosar a glicose e caminhar um pouco e mantenha sempre um suprimento de lanches saudáveis, caso haja um atraso inesperado nas refeições ou para evitar ter que comer algo inapropriado”. 

O diabético não pode se descuidar do tratamento dele em momento algum, pois qualquer imprudência pode causar uma complicação grave e aguda. Uma outra dica para não esquecer nenhum medicamento ou alimento necessário é fazer uma lista de tudo o que deve ser comprado um pouco antes de fazer a viagem, aponta a presidente da SBEM – RJ, Flávia Conceição.

Acesse o link para assistir a entrevista completa: https://www.youtube.com/watch?v=9kXhegf6F8Y

2018-07-12T14:10:43+00:00

SBEM-RJ

Rua Humaitá, 85 / sala 501- Humaitá - CEP: 22261-000

Phone: (21) 2527-1487

Web: https://sbemrj.org.br

Sobre a SBEM-RJ: A História | Diretoria | Estatutos | Relatórios
Informações Úteis: Para o público | Para o profissional | Outras Regionais | Imprensa
Agenda | Notícias | Fale Conosco | Área do associado