PERFIL detaque_lateral_historia
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-Regional RJ

A SBEM-RJ é uma entidade sem fins lucrativos que representa os endocrinologistas do Estado do Rio de Janeiro. É o berço da endocrinologia nacional. A entidade surgiu em 1º de setembro de 1950, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, por iniciativa dos médicos José Schermann, Francisco Arduíno, Clementino Fraga Filho, Heitor Felix e Nelson Nogueira.

Atualmente a SBEM-RJ tem uma série de atividades científicas e mantém contato com os cerca de mil associados e o público em geral através do seu site e das redes sociais como a página no Facebook e do Twitter. Sua sede funciona no bairro do Humaitá, Zona Sul do Rio.

Ao longo desses 63 anos, a SBEM-RJ exerceu papel de destaque na medicina. Pela sua dimensão e importância criou em 2004 o ENDORIO, congresso regional realizado a cada dois anos e que já está na sexta edição. O evento é o ponto de encontro da endocrinologia do Rio de Janeiro.

E 2008 realizou, no Rio de Janeiro, o XIII Congresso Internacional de Endocrinologia do qual participaram cerca de 7.000 congressistas. Renomados especialistas do Brasil e exterior estiveram presentes.

Desde o início da década passada a entidade vem se destacando na organização e participação em inúmeras campanhas anuais de esclarecimento à população sobre cuidados com a saúde e na prevenção de doenças endócrinas como diabetes, tireoide e obesidade. Os eventos são realizados em locais públicos como a Lagoa Rodrigo de Freiras, Parque de Madureira e Centro de Niterói.

Entre inúmeras atividades destacamos a participação no Projeto Ação Global, promovido pela TV Globo e SESI, em 2009, com a prestação de serviços sobre prevenção e tratamento do diabetes.  Em 2012, participou da Rio + 20 com um stand na exposição realizada no Aterro do Flamengo, onde foram divulgados os riscos dos desreguladores endócrinos para a saúde. São compostos químicos ou naturais presentes no meio ambiente e que podem interferir no sistema endócrino, causando diversas alterações em nosso organismo.

Saiba mais sobre a história da SBEM-RJ